terça-feira, 26 de abril de 2016

Meu nome é recomeço...


“Tudo que começa, um dia acaba. Nenhuma história é eterna, a eternidade é uma sucessão de histórias dentro das existências. Precisamos aprender que iremos contar eternamente apenas conosco, que iremos passar na vida de muitas pessoas e muitas pessoas irão passar na nossa. Porém ninguém nos pertence, nem nós pertencemos a ninguém”.

Escrevi isso há mais de dez anos, mas naquele momento não imaginava que a vida fosse me provar essas verdades na prática e da forma mais dura possível. Naquela época, coloquei essas palavras no papel como se fossem regras apenas para os outros. Simplesmente, reproduzi com minhas palavras aquilo que já tinha lido e ouvido em outros lugares, querendo mostrar para os outros, mas sem imaginar que aquilo, era, principalmente, para mim. Eu tinha meu lar, minha esposa, meus pais, meus livros, meus gatos... Tudo estava perfeito e seria eterno, colossal engano. Nem imaginava que o que eu mesmo tinha escrito, era um lembrete, exclusivamente, para mim.

Naquele mesmo texto, eu, também, havia registrado, que “muitas vezes queremos acreditar em sonhos e fantasias, queremos crer que alguém nos completa, como se fôssemos incompletos, mas as leis da vida são claras, cada um é responsável pela própria evolução”. Aquelas verdades, pensava eu, eram para os ouvintes do meu programa de rádio, para os leitores dos meus textos. Eu!? Eu tinha ao meu lado, tudo que eu sempre sonhara. Uma pessoa que me completava em todos os sentidos, que havia transformado minha vida, dado sentido a minha existência, que me encorajava a transformar meus sonhos em realidade. Eu tinha alguém me completando, ia lá tomar para mim, aquela história de que “cada um é responsável pela própria evolução”.

Todavia o tempo vinha transformando tudo, pois a vida é lugar de aprendizado. Mesmo sem que eu percebesse, aos poucos, muitas coisas iam acontecendo. Por um lado, alguns sonhos tornavam-se realidade, eu me tornara professor; por outro, algumas mudanças duras iam acontecendo, meus pais partiam para outro plano de vida. Mas eu seguia firme, a vida me reaproximava do meu filho, eu tinha uma mulher de fibra ao meu lado. “Vida que segue”, “tudo está certo”, era o que eu dizia...

No texto em questão, eu dizia: “ficamos muitas vezes esperando que os outros façam por nós, e, até, cobramos que façam isso ou aquilo que é nossa responsabilidade”. Contudo, eu pensava que estava dizendo isso para meia dúzia de pessoas acomodadas. Certamente, nada daquilo tinha a ver comigo, imaginava inocentemente. Mas o tempo e a vida juntos, são perigosos, são professores duros. Juntos eles transformam tudo em um piscar de olhos. E sem me dar conta das lições que estavam por vir, fui vivendo, realizando outros sonhos... Tinha agora a estabilidade profissional, acreditando que não faltava mais nada. No entanto, sem saber nem “como”, nem  “por que”, de uma hora para outra, perdi a estabilidade do meu lar e fiquei sem minha companheira de todas as horas. Em uma fração de minutos, um verdadeiro furacão destruiu tudo que eu, contra minhas próprias palavras, acreditava “ser para sempre”. Talvez, essa tenha sido a experiência mais dolorosa da minha vida, porque esperava a morte dos meus pais idosos, mas jamais pensei que meu lar pudesse ser implodido da forma que foi... Sem que eu pudesse pelo menos entender o que estava acontecendo. Aprendi da forma mais dolorosa, na própria carne, o peso de minhas palavras... “Nenhuma história é eterna”.

Agora sim, estou aprendendo na prática, tudo aquilo que há mais de uma década, eu havia colocado no papel: “por mais longa que seja a caminhada, o primeiro passo é nosso e, na verdade, todos os passos terão que ser nossos”. Mas mesmo em farrapos, não parei, e não paro, a caminhada segue. A vida segue, e, eu vou seguindo junto. Pois, talvez, meu nome seja recomeço. Nasci só e sozinho continuarei meu percurso na certeza que “aproveitar as oportunidades significa desenvolver talentos e potenciais sem se escorar em ninguém. Simplesmente compreender a própria responsabilidade perante a existência”.   Sei que, talvez o “tempo”, nesta ou noutra vida, traga-me as repostas... Ou, simplesmente, não haja resposta, seja, apenas, a lei da vida: “tudo que começa um dia acaba”. Então chegou ao fim, ponto final!

Vou encerrar esse texto, como encerrei aquele, dizendo que a espiritualidade diz que "mais evolui quem melhor aproveita as oportunidades". A vida continua... A caminhada continua... Preciso aproveitar a oportunidade ímpar de estar vivo, de ter novas chances, nas formas de novos empregos, novas cidades. Conviver com novas pessoas, escrever novas histórias, viver um novo amor, sem a pretensão de que sejam para sempre. Dando continuidade à lei da vida que é progredir. "Nascer, morrer, renascer e progredir sempre. Essa é a lei".

  José Antonio Ferreira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário